segunda-feira, 11 de julho de 2016

EXISTENCIALISMO

Estudantes do terceiro com base nas teorias existencialistas estão construindo saberes sobre a condição humana e a existência de Deus.

A palavra existencialismo designa um movimento filosófico e literário que apareceu na França nos últimos anos que antecederam a última guerra mundial.

Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade. O existencialismo considera cada homem com um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino.
http://www.philosophy.pro.br/existencialismo.htm 



1º Momento - Tecer um quadro com as ideias de Sartre, kierkegaard e heidegger.

2º Momento - Explanação realizado pelo professor

3º Momento - Assistir o filme:

 

Construir uma discussão em torno do filme e suas implicações existencialistas.  

15 comentários:

  1. Alexandre Muhlbauer e Mateus Becker 3ª05

    Não existe nenhum ser bom e um ser mal, Ateísmo e Cristianismo se contradizem neste dizer, mais será que um Cristão é um ser bom por que só acredita em Deus? Não, um Cristão pode ser bom ou mal, assim como o Ateu, não a diferença, não é a religião que define se você é uma pessoa boa ou má, o que vale são suas ações e seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Emanuelle Sayuri, Eduardo Bello e Thays Leticia Ruda 3º 05
    Como na visão do filme é enfatizar o cristianismo e a fé em Deus, a necessidade de emitir uma imagem de uma pessoa cristã boa e com virtudes é alta para cativar o público e fazer com que será convincente seus argumentos, mas a questão é, religião não define caráter de ninguém, seja ateu, agnóstico, cristão, evangélico, todos dentro de si tem a necessidade de liberdade, assim tendo suas crenças e virtudes, independente do caminho que escolher.

    ResponderExcluir
  3. Yoná Pietra Ribeiro, Eliane Klein, Henrique Fragoso e Thais Dreveck 3 05
    Com a frase "a existência precede a essência", podemos explicar o por que o filme coloca o cristão como ser bom, e o ateu como ser ruim.
    Pois ao existirmos, logo possuímos nossa essência. E o se existirmos como cristãos, logo nossa exercia será ser bom, porém se existirmos como ateu, logo nossa essência será ser ruim por não seguir um caminho que almeija um ser supremo sinônimo de luz e Vitória (segundo o filme).
    Além de que todo filme lançado quer o sucesso e pra isso, esse em especial, teve que vender a idéia de que o que estava sendo exposto ali é a idéia que devemos seguir e levar como verídico.
    Mas antes de julgamos se alguém é bom ou ruim, pelo simples fato de escolher se quer ou não seguir um ser supremo temos que ver se as suas ações no privado coincidem com o que se prega em publico.

    ResponderExcluir
  4. Nomes: Julia P, Caroline, Emanuelle, Angelica, Mayara, Gabriele P.
    Série: 3º6

    01. Manipulação da glorificação do Cristianismo?
    Vivemos em mundo eclético, somos livres para acreditarmos em que religião quisermos. Sabemos que existem pessoas que nos manipulam que seguem uma determinada religião e tentam convencer a todos que apenas a religião que eles seguem é a melhor. E por que essas determinadas pessoas tem que achar que a religião deles é melhor do que as outras? Quem faz a igreja não é a religião que você escolhe, e sim a sua fé.


    02. A serenidade dos Cristãos versos arrogância dos Ateus?
    Os cristões sabem aceitar a si mesmo, mantendo sempre uma atitude realista, positiva e sabia, em relação a tudo. Os ateus tem atitudes superior, abusam da autoridade e querem sempre demonstrar que são melhores que os outros.


    03.Religião na influencia da civilização?
    A religião tem influencia na vida das sociedades, em seu modo de pensar e agir. São as religiões que levam a sociedade a contribuir com seu crescimento e desenvolvimento como ser social e humano.

    04. Respeito á cultura não Cristãs chinesas e mulçumanas
    Todo país tem sua cultura padrão, as pessoas devem respeito a suas culturas, e se discordar haverá de arcar com suas consequências.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nomes: Gabriele Simões, Julia Fietz, Maria Eduarda Sestren e Sayonara Becker
    Série: 3ª06
    1. Manipulação da glorificação do Cristianismo?
    No mundo de hoje existem muitas religiões e todos nós somos livres para seguir a qual acharmos melhor, porém o cristianismo é um terreno fértil para as manipulações, pois seus líderes religiosos usam a Bíblia como forma de manipular os membros da igreja dento e fora dela.

    2. A serenidade dos Cristãos versos arrogância dos Ateus?
    A visão geral que temos é que o cristão é humilde, ajuda aqueles que precisam e escuta a opinião de todos, já os ateus se sentem superiores a todos os outros, não ouvindo a opinião de quem está a sua volta e se sentindo sempre na razão. Poré, não pode-se generalizar. Essa visão do cristão é o que nos é passado em público, mas muitas vezes, esses mesmos cometem preconceitos e coisas do gênero. Já os ateus, taxados como arrogantes, podem estar apenas questionando a existência desse ser que ''comanda'' a vida cristã.

    03. Religião na influencia da civilização?
    Antigamente a religião era a forma usada para manter a ordem social e econômica e teve grande influência nas civilizações. Nos dias de hoje, ainda continua assim. Dita o modo de ser das pessoas, de vivência familiar e contribui para mudanças na sociedade.

    04. Respeito á cultura não Cristãs chinesas e mulçumanas.
    Da mesmo forma que temos diversos costumes e crenças relacionados à nossa religião, todas as outras religiões também possuem. Por isso devemos respeito a essas religiões, assim como elas também devem respeitar a nossa.

    ResponderExcluir
  7. Nomes: Stephany Carol de oliveira, Sabrina de Oliveira, Eduardo Ribeiro, Djonathan Kauan, Marcelo Vincula e Rebecca Lopes
    Série:3º 06
    Na visão do filme os cristãos foram relatados como se fossem as pessoas boas e os ateus com as pessoas más, no caso do professor ateu, ele não deu a liberdade dos alunos terem sua própria escolha, assim estimulando-os a seguirem sua crença que Deus está morto.
    Na sociedade temos várias culturas cristãs, como a mulçumana, que acompanhamos o caso de uma família, onde a filha é expulsa de casa por não poder crer em outa religião, somente na sua religião mulçumana. Sabemos que somos livres para ter nossas próprias escolhas, e crer na religião que desejamos, sem ter que ligar para criticas.

    ResponderExcluir
  8. Alunos: André Jhuan, Augusto Torres, Matheus Schiessl, Elton Junior e Felipe Friedrich.
    Turma: 3° 06

    Creio que a questão do existencialismo sempre estará presente na discussão da defesa de nossas crenças e ideias. Pois a religião é um dos fatores de maior influência na construção de nossa identidade cultural, é ela que dita o modo como temos que pensar e agir, desta forma cada religião sempre vai querer criar uma imagem positiva de suas doutrinas.
    No caso do filme vemos uma total manipulação do cristianismo ao mostrar o individuo cristão somente com suas qualidades, demonstrando um caráter pacífico e sereno, totalmente diferente ou até "melhor" que das outras religiões.
    E esta manipulação religiosa vem destruindo a verdadeira essência das religiões, criando assim uma espécie de chantagem espiritual em seus seguidores.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Luiz Gustavo Schierholt, Felipe Padilha e Julia Eiselt 3° 05
      O filme relata um duelo entre aluno e professor,no qual ambos descutem pela existência de Deus.Professor do curso de filosofia se diz ateu,por motivos pessoais em sua adolescência.Ele leva os alunos a crer que Deus está morto,forçando os a escreverem em uma folha "DEUS ESTÁ MORTO" Mais como católico que acreditamos na existência de Deus,estamos hábitos a jubjulgar a idéia do professor,baseados nos fatos apresentados pelo aluno que contrária à ideia do professor no filme.Afirmamos a existência de DEUS,sendo um ser superior,usando como referência a criação do universo,certamente Deus não usou usou uma varinha magica e surgiu o universo,mais Deus poder ter usado o big Bang como forma de construílo

      Excluir
  10. O filme sugere que apenas cristãos conseguem ter discernimento de certo e errado, que eles são bondosos, gentis, educados, compreensivos, e os ateus são babacas, se acham superiores, são chatos e muito implicantes, querem impor suas crenças, e cuidado ao atravessar a rua ateus, além disso ser mussulmano é muito chato, você tem que cobrir a cara se for mulher,e o pior, não pode ouvir aquelas músicas gospel maneiras, a cultura chinesa então, nada haver.
    A igreja católica teve influência direta com a colonização de muitos povos, tendo mais influência até que seus impérios, tendo reflexos até hoje na cultura de muitos países.
    Bernardo, Nelcieli, Stefani

    ResponderExcluir
  11. Thayna G. Denise, Mikaele o filme "Deus não esta morto" defende a religião , talvez o criador do mesmo defenda a religião pelo fato dele também acreditar em Deus,mas além dele expor os argumentos para acreditar ele expõe argumentos para não acreditar deixando cada um de nos livres para fazer sua escolha :acreditar ou não

    ResponderExcluir
  12. Alunos:Gabriella Begui Schneider, João Paulo Pasdiora, Larissa Costa.
    Turma:3ª05
    O filme "Deus não está morto" retrata a imagem de ateus serem maus, porque como qualquer pessoa eles tentam defender suas ideias,pondo o professor "ATEU" e o aluno "CRISTÃO" em um debate e cada um defendendo o seu argumento, e no filme os cristãos tem o papel de pessoas boas para aumentar a venda de bilheteria. Nas frases ele diz que não são suas atitudes que você faz na frende dos outros que iram te definir, e sim o que você faz para si mesmo. Um grande exemplo são alguns pastores que pregam que você tem que ser humilde, mas fora da igreja o pastor só anda com carro de luxo, tem uma casa de luxo.

    ResponderExcluir
  13. Alunos: Bianca Mickus e Gabriel Pinheiro
    Turma: 3º 05 O filme "Deus não está morto" fala sobre o cristianismo e o ateísmo, o filme mostra o professor ateu obrigando seus alunos a serem o mesmo, e um jovem não concorda com sua atitude, e o professor e o aluno entram em um acordo, que se o aluno conseguir mudar o pensamento da turma ele continua na escola, se não o professor faria ele sair, o aluno e o professor fazem 3 debates no qual cada um defende seus argumentos, no fim o aluno vence, talvez o filme demonstre tanto o cristianismo porque talvez o criador do mesmo deveria ser cristão, mas o filme mostra também como uma de suas ideias principais, que você tem o livre arbítrio, podendo fazer suas escolhas como preferir, como crer e não crer, acreditar ou não.

    ResponderExcluir