Turmas
|
2º anos
– 2ª 8, 2ª 10, 2ª 11, 2ª 12 e 2ª 13
|
Disciplina
|
Sociologia
|
Períodos
|
1ª
semana 10 a 14
Introdução
ao estudo sobre política
Como surgiu
o Estado moderno
O Estado
absolutista
Atividade
e preencher o quadro sobre como funciona os três poderes
2ª
semana 17 a 18
Atividade
para ver o que o aluno sabe sobre a política
O Estado
liberal
Estados
nacionais no século XX – Fascista, Nazista e soviético.
3ª
semana 24 a 28
O Estado
do bem estar social
O
chamado Estado neoliberal
Atividade
em dupla ou trio
4ª
semana 05 a 07
Poder e
estado
Teorias clássicas
sobre o Estado – Karl marx, Émile Durkheim e Max Weber
Trabalho
em grupo
5ª
semana 10 a 14
Poder e Estado
Teorias clássicas
sobre o Estado – Karl marx, Émile Durkheim e Max Weber
Trabalho
em grupo
6ª semana
17 a 21
Socialização
dos estudos sobre Poder e Estado
7ª
semana 24 a 28
Avaliação
sobre o conteúdo citado acima.
8ª
semana 01 a 04
Democracia,
representação e partidos políticos a sociedade disciplinar e a sociedade de
controle.
9ª
semana 07 a 11
Democracia,
representação e partidos políticos a sociedade disciplinar e a sociedade de
controle.
10ª
semana 14 a 17
Democracia,
representação e partidos políticos a sociedade disciplinar e a sociedade de
controle.
|
Conteúdos
|
11ª
semana 22 a 25
Recuperação
Bimestral
12ª
semana 28 a 30
Aula e
conselho de classe
|
Objetivo
geral:
|
Fornecer
aos alunos elementos para pensar e analisar historicamente as ideologias
culturais e políticas.
|
Metodologia:
|
Explanação
do conteúdo, trabalhos em dupla, atividades individuais e socialização.
|
Recursos:
|
Quadro,
giz, livro didático, atividades impressas, cartolinas, lápis de cor,
laboratório de informática, sala multimídia e revistas para recortes.
|
Avaliação:
|
Diagnosticar
no processo a construção de noções de culturas, etnocentrismo, cultura
hibrida e aculturação.
Avaliar
a participação
Interesse
Realização
da atividade.
Oralidade
Pontualidade
em sala de aula
Anotações
no caderno
Liderança
nos trabalhos em grupo.
Materiais
pedagógicos em sala de aula
Avaliação
escrita
|
Referências
|
Bibliografia:
TOMAZI.
Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. 2ed. São Paulo: SARAIVA,
2010.
LARAIA.
Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. Zahar, 2002.
CHAUI,
Marilena. O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1997.
|
Critérios de avaliação
Nota quantitativa: 1 avaliação (10,0) + 1 trabalho (10,0/7,0) + caderno (10,0)
Nota qualitativa: (10,0)
Material didático (2,0)
Pesquisa (2,0)
Faltas (2,0) - Atestado e declaração de jogos justifica a falta
Participação (2,0)
Pontualidade (2,0)
Nenhum comentário:
Postar um comentário