Turmas
|
2º anos
– 2ª 8, 2ª 10, 2ª 11, 2ª 12, 2ª 13.
|
Disciplina
|
Sociologia
|
Períodos
|
1ª
semana - 05 a 09 de maio
Concluir
os estudos sobre: Poder, política e Estado no Brasil.
Trabalho
em grupo sobre o comportamento social
2ª
semana – 12 16 de maio
Com base
nas pesquisas realizar o trabalho em grupo.
3ª
semana – 19 a 23 de maio
Socialização
dos trabalhos e atividade sobre o Analfabeto político e herança maldita
(p.131 -132)
Direitos
e cidadania – Unidade 5
Direitos
para todos
Todos
nascem livres e iguais...mas nem tanto
Direitos
civis e sociais
4ª
semana – 26 a 30 de maio
Vídeo
sobre os direitos estipulados pela ONU
Atividade
individual sobre o vídeo
5ª
semana – 02 a 06 de junho
Cidadania hoje .
6ª
semana – 09 a 13 de junho
Avaliação do
conteúdo.
7ª
semana – 16 a 18 de junho
Movimentos sociais
8ª semana – 23 a 27 de junho
Confronto e parcerias
A greve como elemento central
9ª semana – 30 a 04 de julho
Os movimentos sociais contemporâneos
10ª semana – 07 a 11 de julho
Os movimentos sociais contemporâneos
Recuperação
Bimestral
11ª semana – 14 a 18 de julho
Considerações finais do bimestre e Conselho de
classe.
|
Conteúdos
|
Poder, política e Estado no Brasil.
Direitos
e cidadania – Unidade 5
Direitos
para todos
Todos
nascem livres e iguais...mas nem tanto
Direitos
civis e sociais
Cidadania hoje .
Movimentos sociais
Confronto e parcerias
A greve como elemento central
Os movimentos sociais contemporâneos
|
Objetivo
geral:
|
Estabelecer
ao estudante uma relação e as diferenças culturais em SC e mundo.
Proporcionar um estudo sobre as culturas para estabelecer as diferenças entre
as mesmas.
|
Metodologia:
|
Explanação
do conteúdo, trabalhos em grupos, trabalhos individuais.
A
técnica usada será: trabalho de pesquisa, grupo, dupla e individual.
Os recursos que serão utilizados no
processo: livros didáticos, TV, Data show, quadro, giz, caderno, elaboração
de cartazes, desenhos.
|
Recursos:
|
Quadro,
giz, livro didático, atividades impressas, cartolinas, lápis de cor,
laboratório de informática, sala multimídia e revistas para recortes.
|
Avaliação:
|
Diagnosticar
no processo a construção de noções de culturas, etnocentrismo, cultura
hibrida e aculturação habilidades.
Avaliar
a participação
Interesse
Realização
da atividade.
Oralidade
Pontualidade
em sala de aula
Anotações
no caderno
Liderança
nos trabalhos em grupo.
Materiais
pedagógicos em sala de aula
Avaliação
escrita
|
Referências
|
Bibliografia:
TOMAZI.
Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. 2ed. São Paulo: SARAIVA,
2010.
LARAIA.
Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. Zahar, 2002.
Filmes:
“A
história das Coisas”
Casamento
grego
|
Observações
|
Durante
o período de estudo dos conteúdos citado acima será registrado uma nota no
caderno e a avaliação de recuperação do segundo bimestre.
Em
função da Copa do Mundo o calendário pode sofrer alterações.
|
Planejamento 2º Bimestre - 2ºs anos
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário