Trabalho sobre Socialismo
X Capitalismo
1º momento à Divisão de grupos
2º momento à Pesquisa
laboratório de informática
3º momento à Se reunir nos
grupos e fazer o que se pede abaixo:
a.
Definição do conceito pesquisado.b. Contexto histórico: Onde ? Quando? Por que?
c. Principais características e curiosidades sobre o tema.
d. Síntese de sua pesquisa.
e. Construir um ícone.
Enquanto o grupo realiza o estudo, os representantes (advogados) se reúnem e discutem a forma de apresentar (sugestão slides).
4º momento à Apresentação do tema e debate
Sugestão:
Assistir o vídeo - https://www.youtube.com/watch?hl=pt&v=UBYfW4gkIoY&gl=BR
– expõe teoria de Marx e discutir sobre o socialismo X capitalismo.
1. Participação
durante as discussões;
2. Comprometimento com
o grupo;
3. Respeito a opinião
dos colegas;
4. Empenho para
concluir as atividades;
5. Domínio do tema.
6. Registro no blog
Alunos: Bruno Eduardo, Bruno César, Jean Carlos, Bruna Mareth, Camila Moraes
ResponderExcluirSérie: 3a 04
Capitalismo
O Capitalismo é um sistema financeiro em que o principal objetivo é a absorção de capitais obtidos pela produção de uma organização para seus próprios fins.
Sua origem é encontrada na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, com o surgimento da burguesia. Esta nova classe buscava o lucro através de atividades comerciais, e foi ela quem criou as ideias embrionárias do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.
O capitalismo é dividido em três fases:
- O capitalismo comercial ou mercantil: durou do século XV até o século XVIII, e foi marcado pela comercialização de escravos e metais preciosos, entre outros.
- Capitalismo Industrial: época da Revolução Industrial
- Capitalismo financeiro: após a Segunda Guerra Mundial, as empresas começaram a exportar meios de produção por causa da alta concorrência e do crescimento da indústria
Características do capitalismo
- Toda mercadoria é destinada para vender e não para uso pessoal
- O trabalhador recebe um salário em troca de seu trabalho
- Toda negociação é feita com dinheiro
- O capitalista pode demitir ou admitir trabalhadores, já que é o dono de tudo (o capital e a propriedade)
Alunas: Bianca, Djenifer e Jaqueline.
ResponderExcluirSérie: 3ª 04
Socialismo
É o sistema sócio-politico-econômico onde toda a propriedade e riqueza produzida pertencem ao estado, não havendo propriedade privada. Cabe ao estado distribuir igualmente as riquezas geradas entre todos os cidadãos.
Apesar das ideias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O primeiro pais a implantar esse regime politico foi a Rússia, a partir de 1917,quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, e alguns países africanos e outros do sudeste asiático.
Os principais aspectos que caracterizam o socialismo são:
• Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.
• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo proposito: melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados nem patrões,
• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salario, controle dos preços e etc. configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora o capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma não há concorrência e variação dos preços.
O socialismo que foi desenvolvido no decorrer do século XX, que permanece em alguns pais ate o dias atuais é conhecido por socialismo real, em outras palavras foi executado de forma pratica.
Por outro lado, o socialismo ideal é aquele desenvolvido no século XIX, que pregava uma sociedade sem distinção e igualitária, que acabava com o capitalismo. Os pensadores dessa vertente socialista eram em sua maioria anarquista.
O principal pensador do socialismo foi Karl Marx, para eles esse regime surgiu a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle desempenhado pelo proletário, assim o Estado, que posteriormente seria extinto, dando origem ao comunismo que corresponde a uma sociedade sem governo, policia, forcas armadas entre outros, além de não possuir classes sociais e economia de mercado.
Algumas vantagens do socialismo são: a economia esta sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em pratica. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas. Os pontos negativos seriam apenas o pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas.
O socialismo, como forma de enxergar as relações de trabalho e a exploração do ser humano contribuiu enormemente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, especialmente no que tange aos direitos trabalhistas e a valorização da classe trabalhadora.
Alunos: Bruna Drevek e Leonardo A
ResponderExcluirSerie: 3*04
Socialismo é uma doutrina política e econômicaque surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através dadistribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres. Noël Babeuf foi o primeiro pensador que apresentou propostas socialistas sem fundamentação teológica e utópica como alternativa política.
Karl Marx, um dos principais filósofos do movimento, afirmava que o socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada.
Todos os bens e propriedades particulares seriam de todas as pessoas e haveria repartição do trabalho comum e dos objetos de consumo, eliminando as diferenças econômicas entre os indivíduos.
O sistema socialista é oposto ao capitalismo, cujo sistema se baseia na propriedade privada dos meios de produção e no mercado liberal, concentrando a riqueza em poucos.
A origem do socialismo tem raízes intelectuais e surgiu como resposta aos movimentos políticos da classe trabalhadora e às críticas aos efeitos da Revolução Industrial (capitalismo industrial). Na teoria marxista, o socialismo representava a fase intermediária entre o fim do capitalismo e a implantação do comunismo.
O socialismo sugeria uma reforma gradual da sociedade capitalista, demarcando-se do comunismo, que era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.
Diante de todas as considerações, a seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista.
• Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.
• Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades.
• Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo.
Parabéns pela participação! Com certeza sua contribuição só vem a contribuir a quem visualizar seu comentário.
ResponderExcluirFoi mt bom o debate
ResponderExcluirAinda acho o capitalismo melhor
Acredito q tenha mais vantagens q o socialismo
É um assunto mt interessante!!