sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Projeto Parada Pedagógica – dias 08 e 09/10/2013


Turmas a serem desenvolvidos o projeto: 1ª 6, 1ª 7 e 1ª 8

Conteúdo
·         A estrutura Social e as desigualdades
·         Classes sociais (Karl Marx)
·         As desigualdades sociais no Brasil

Objetivos:
ü  Compreender os conceitos e sua importância sociológica.
ü  Aplicar os conceitos no contexto social dos alunos
ü  Analisar historicamente a estrutura social do Brasil
ü  Identificar as desigualdades sociais brasileiras e o que elas representam no cotidiano dos estudantes.

Metodologia
Primeiramente o professor trabalhará o conceito de relação entre individuo e sociedade para Karl Marx. Em seguida os alunos se reuniram em grupo com quatro integrantes e através de um cartaz cada equipe terá que refletir as diferenças nas classes sociais através  de um item citado (comida, vestimentas, bens materiais, música...). Serão disponibilizadas duas aulas para confeccionar o cartaz e ensaiar para apresentação.  Na socialização terão que apenas colar o cartaz e apresentar através de (teatro, paródia, fantoche, música, teatro de sombra...).

Critérios de avaliação no trabalho em grupo e socialização

Liderança, organização, trabalho em equipe, estética e oralidade.

Em um terceiro momento o professor irá trabalhar com base no livro didático a Unidade 3, capítulo 8. A sociedade capitalista e as classes sociais.

Avaliação do conteúdo explanado

Os alunos farão uma avaliação do capítulo 8 construída pelo professor.

Enfim, num quarto momento será trabalhado com os alunos dois vídeos (Programa Pânico - http://www.youtube.com/watch?v=GcpL6WFtcc0 e Todo Mundo Odeia o Cris – (salário mínimo) http://www.youtube.com/watch?v=kj4U12EznYs para compreensão e fechamento do conteúdo em relação a mobilidade social e burguesia e proletário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário