domingo, 25 de agosto de 2013

Atividade avaliativa  - TEMA: SUSTENTABILIDADE
 
1.    Preencher a outra coluna, com uma maneira alternativa ao modo de produção capitalista.
Modo de produção capitalista
Outro modo de produção
Degrada o ambiente na obtenção de matéria-prima
 
Desperdício de energia no processo produtivo
 
Exploração dos trabalhadores (baixos salários, mão de obra escrava, não pagamento de encargos e direitos sociais e plano de saúde).
 
Produção de artigos descartáveis e de qualidade duvidosa.
 
Poluição do ambiente pela geração de resíduos durante o descarte dos objetos.
 
 
2.    A partir do gráfico exposto no vídeo;
Extração→Produção→Distribuição→Consumo→Reciclagem.
Qual a ideia, agora, sobre o tema abordado?
 
3.    A HISTÓRIA DAS COISAS  no final do vídeo fala-se em políticas para transformar esse sistema linear em um sistema que não desperdice recursos ou pessoas. Quais atitudes devem ser tomadas para que isto aconteça?
 
4.    Caro aluno agora que você já possui subsídio, deixe registrado no blog: http://sociologiapaulosbs.blogspot.com.br/  a discussão do grupo sobre os estudos sobre o tema abordado.
 
Avaliação:
1º momento – responder em equipe o que se pede entregar ao professor. (1 aula)
2º momento – socializar as questões 1, 2 e 3. Obs: o primeiro e segundo momento será avaliado pela coerência e criatividade nas respostas apresentadas. (1 aula)
3º momento – registrar no blog a discussão da equipe sobre o tema CULTURA DE SUTENTABILIDADE. (não se esqueça de colocar o nome dos integrantes e turma pertencente).

13 comentários:

  1. Amanda Dayara Simbalista 3ª 01
    Texto Sociologia: Cultura de Sustentabilidade
    Viva a Cultura.

    Apesar da intervenção, a vida deve ser sustentável, ou seja, a sustentabilidade deve ser pensada, planejada e cuidadosa pra garantir a prevalência, e não a destruição da vida. A cultura de modo sustentável propõe um novo olhar para com os desafios socioambientais do nosso tempo. O público jovem, formador de opiniões garante presença na hora de representar a cultura.
    Atualmente a cultura relaciona-se com o meio sustentável com o propósito de que não estamos vivendo com políticas que são sustentáveis, e a ideia de como a cultura contribui ou enfraquece os processos de desenvolvimento. A cultura deve ajudar a repensar a sociedade, abrindo mão de ser um reservatório de somente utopias. A cultura é a maneira mais rápida de desenvolver uma nação, mas com que papel? O mais simples dos possíveis: Ser solidário, estender a mão exemplar ressaltando a hereditariedade.
    Em seu livro “Culturas Híbridas”, o pensador “Néstor García Clanclini” analisa que as relações culturais ocorriam entre familiares e vizinhos, e, resultavam de tradições transmitidas oralmente e por meio de livros quando alguém os tinha em casa, e como as pessoas valorizavam o que tinham, diferente da sociedade consumista em que vivemos hoje.
    A cooperação precisa transparecer, unindo relações econômicas entre seres humanos e com a natureza, começando com o lixo gerado em casa, separando para a contribuição dos 3R’s. As redes sociais que são muito praticadas , assim como telejornais assistidos por muitos brasileiros podem ser atividades aliadas nessa conscientização, pois todos adoram uma sombra, mas poucos plantam uma árvore. A cultura é o lado coletivo que domina a empatia pelo verde, que de uma semente modificou as etnias em que hoje convivemos. Somos seres superdotados de consciência, e que apenas precisamos coloca-la em prática!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipe: Elisandra, Luiz Henrique e Felipe 3ª 02A nossa equipe discutiu e chegou a um consenso onde o mundo o quanto antes deve tomar decisões radicais relacionadas a ecologia ambiental, onde o governo deve tomar as providencias de diminuir e preservar o meio ambiente, intensificando leis de proteção, também aderir o fim do uso de elementos tóxicos que degradam o meio ambiente e na geração de lixo,a adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

      Excluir
    2. Se medidas radicais fossem tomadas, o capitalismo em si poderia sofrer uma crise (mais abrangente que a atual) focada quesito produção e competitividade onde, principalmente, pequenas empresas seriam as prejudicadas.

      O fim dos elementos tóxicos, também poderia gerar uma crise na agricultura em massa, se feita de forma radical, com um encarecimento dos produtos alimentícios, por causa do descontrole de pragas e outros.

      Por fim, governos são corruptos, não podem ir de forma tão contrária aos interesses comuns. A opinião anterior, de "incentivo cultural", se assim podemos chamar, contém uma ideia interessante, já que, de fato, o mercado tende a suprir as necessidades do consumidor. Assim, consumidores mais exigentes garantem produtos mais "limpos" a longo e médio prazo.

      Excluir
  3. Equipe:Lucas,Diego G,Felipe
    Série:3°01
    A falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade e ao que isto implica, pode ter consequências catastróficas. Nos dias de hoje é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar do meio ambiente no qual se vive. O proprio ser humano é totalmente dependente da conservação de seus recursos naturais, uma solução seria de cada pessoa reciclar seu próprio lixo separando plástico, metais, etc..(simples), e também na criação de leis intensificando a proteção ao meio ambiente (por parte do governo), e a reutilizar melhor seus recursos naturais não apenas descarta-los na natureza, garantindo assim uma melhor condição de vida a nós mesmos e as nossas futuras gerações.

    ResponderExcluir
  4. Equipe: Andréia, Bruna e Djenifher
    Série: 3º03
    Cultura da sustentabilidade
    Nos dias atuais poucas pessoas vem se preocupando com a sustentabilidade, elas se preocupam mais com seu próprio consumo, com o que tem, roupas de marca, as melhores tecnologias, carros e não em o que o planeta está virando.
    Não observamos que os recursos estão se acabando, que em um futuro próximo não haverá mais água canalizada, que a natureza está morrendo.
    Precisamos aprendera conservar as coisas, reciclar, para que nossos filhos, netos, bisnetos possam desfrutar dos mesmos recursos que nós.
    Plantar árvores, não jogar lixo no chão, reciclar, preservar nascentes são algumas coisas simples que podem ajudar muito em nosso futuro.

    ResponderExcluir
  5. Alunas: Debora Eduarda, Leticia, Natasha
    Serie: 3º01
    Cultura de Sustentabilidade

    A sustentabilidade exige mudança e inovação. Mudança de valores, de práticas, de modos de pensar e de agir capazes de reconhecer que o sistema econômico depende dos sistemas sociais e ambientais. Inovação em processos, estratégias e produtos. Mas nada disso se muda sem que antes se mude o modo de pensar e de agir de muitas pessoas. Antes se precisa educar as pessoas interessadas ou não, para que se tenha novos olhares diante de uma certa cultura de valores. A educação cria consciência e forma conhecimento para a inovação. Nunca é tarde para mudar o jeito de pensar e de fazer negócios. Conhecimento transformado em inteligência faz a diferença. Que mostremos a importância do desenvolvimento e do conhecimento específico sobre questões ambientais. Essas são competências essenciais a serem desenvolvidas em diversos níveis da sociedade. Portanto a educação, a capacitação e todos os meios que visem o desenvolvimento das pessoas nesses objetivos, se tornam ferramentas de grande importância dentro do contexto de transformação individual e coletiva. Porém se pensarmos exclusivamente em mudar processos e não priorizarmos as pessoas como os principais agentes destas mudanças, estaremos jogados ao fracasso.

    ResponderExcluir
  6. Alunas:Tatiane Scholze e Alina de Fatima 3ª03

    Cultura de Sustentabilidade.

    Como pode haver sustentabilidade se muitas as a culpa nem e das pessoas e sim muitas vezes das Industrias e do governo que impoe cada vez mais impecilios para a sustentabilidade.
    Os alimentos e produtos possuem data de validade porém quando chega a data prevista para a validade os alimentos são simplesmente descartados e sem levar em consideraçao que muitas vezes eles estão ainda próprios para o consumo porém este pequeno detalhe nao e levado em consideração.
    O Argumento que eles usam para definir o prazo de validade e a saúde, então vale mais apena jogar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal fora porque passou da validade assim poluindo o meio ambiente do que deixar que as pessoas decidam se esse alimento e proprio para o consumo.
    Para asustentabilidade funcionar e presciso que as pessoas voltem a produzir para o seu consumo.

    ResponderExcluir
  7. Alunos: Alexandre e Gessica 3ª03

    Ecologia hoje em dia e um tema bastante discutido porém ainda nao surgiram grandes efeitos.
    Industrias,sejam de grande porte ou nao, ainda agridem muito o meio ambiente e de várias formas tais como a retirada de matéria-prima irregular e sem remanejo correto, alem da poluição causada por gases liberados na atmosfera, da falta de tratamento de agua que vai direto para os rios matando a vegetaçao e ate mesmo os animais.
    Porém o processo de poluiçáo não existe apenas nas industrias e sim nas casas também, porém as pessoas tentam fazer a reciclagem porém e dificil porque existem embalagens que nao tem destino certo para a reciclagem como caixinhas de leite que nao podem ser descartadas no lugar destinado ao papel por possuir aluminio e plástico e assim vice e versa e a também o isopor que nao e reciclavel.
    O jeito e aguardar e esperar ate que as empresas entendam o desperdio de embalagens que esta sendo produzido.

    ResponderExcluir
  8. Diego Weiss, Gabriel e Gilson 3ª 01
    no desenvolvimento desse trabalho tivemos várias discussões sobre o tema que é a sustentabilidade.
    hoje um dos maiores problemas que as indústrias tem é em relação a isso, elas procuram meios de denegrirem menos o meio ambiente e passar a fazer uma produção limpa e sustentável.
    umas das soluções que comentamos é de procurar ajuda para empresas especializadas e investir mais na procura de matéria prima que não afete o meio ambiente, fazendo isso procurando outros meios de produção e recebendo informações de como você pode ou não fazer ajuda muito no desenvolvimento nessa área.

    ResponderExcluir
  9. Alunos: Geovanne, Guilherme B., Leandro. 3ª 03

    O tema sustentabilidade é um assunto muito pertinente nos dias de hoje, sempre se ouve falar sobre; mas nunca ninguém consegue achar uma maneira eficaz e prática para acabar com o problema, pois precisamos de maneiras que não afetem diretamente nós. Hoje em dia ninguém vive sem celular, sem computador, e sem muitas outras coisas que não são biodegradáveis; ninguém quer abrir mão disso tudo, mas a maioria da sociedade parece não perceber que tudo que é jogado fora nos afeta de muitas outras maneiras, as vezes voltando muito pior, prejudicando nossa própria saúde. Baterias são um grande problema, os cientistas deveram desenvolver outra fonte energética para substituir essa pois mais cedo ou mais tarde essas vão estar dominando o mundo, todo esse lixo eletrônico, vai chegar um momento que não vai ter mais água potável, e nem um lugar habitável nesse mundo. Apenas com medidas simples no dia a dia toda essa merda iria ser minimizada, se as pessoas se preocupassem em no mínimo reciclar seu lixo em casa, seria um problema a menos para o governo, pois o governo deveria oferecer incentivos, para que empresas privadas começassem a fornecer seus produtos de uma forma mais limpa, começando pelas embalagens e afins, os produtos deveriam ser menos descartáveis, mas o capitalismo não para então a maioria dos pensamentos são apenas uma utopia, pois vivemos numa sociedade sem preocupação com o meio ambiente, vivemos no nosso próprio mundinho bitolado, vivendo para alimentar "OS PORCOS CAPITALISTAS".

    ResponderExcluir
  10. Equipe: Lucas Hinke Rautenberg e Aline Koch
    Série:3ª 03

    Deduzimos que cultura de sustentabilidade nada mais é questoes ambientais,sociais e economicas que podem estar dentro de uma empresa, de um governo, ou até mesmo dentro de uma fundação. Entra nos conceitos muito prático do dia a dia e sempre tentando colocar a realidade economica, a realidade social e a realidade ambiental. Infelizmente estamos com politicas que nao são sustentaveis. Hoje estamos enfrentando desafios grandes, e tambem a cultura precisa ajudar a repensar a sociedade, nao podendo abrir mão de ser um grande centro de ideias e de haver uma troca de conhecimento gerais.

    ResponderExcluir
  11. Aluna: Eliana Rank
    Série: 3ª 13
    O tema sustentabilidade vem sendo discutido em todo o mundo, e podemos concluir que na atualidade não nos preocupamos em reciclar, mas sim consumir e, consumir absurdamente cada vez mais. O nosso planeta espera silenciosamente que tenhamos consciência de nossos atos e que possamos, enquanto der tempo, mudar essa trágica situação. Pelo fato de vivermos em um mundo onde somos capitalistas, é muito mais prático comprar excessivamente e, dessa forma, pouco nos importamos para onde vai o que jogamos fora, não nos preocupamos em separar o lixo, nem se ele irá contaminar o solo. O meio ambiente está sumindo assustadoramente todos os dias, mas quem liga para isso? Devíamos tomar consciência e separar o lixo, até porque não custa nada, devíamos lutar pelo meio ambiante, para que ele não se acabe, o nosso planeta está gritando por socorro, mas tapamos nossos ouvidos, pois não queremos ouvir, não queremos ajudar. Porém as pessoas deveriam pensar de outra maneira, e lutar, para salvar o mundo enquanto é tempo.

    ResponderExcluir